quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Honda anuncia Wurz, ex-aposentado, como novo piloto de testes

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)

Depois de anunciar sua aposentadoria na reta final da temporada 2007 da Fórmula 1, o austríaco Alexander Wurz foi anunciado nesta quinta-feira como novo piloto de testes da equipe Honda, do brasileiro Rubens Barrichello e do britânico Jenson Button.

Em nota oficial, a escuderia informou que ele começará seu trabalha no primeiro treino da Honda no ano, dia 22 de janeiro, em Valência, na Espanha.

Além de trabalhar nos testes, Wurz, que no ano passado competiu pela Williams, terá a missão de ser piloto reserva na temporada 2008."

Alex tem 11 anos de experiência no mais alto nível do esporte e seu conhecimento dará um crescimento enorme para a Honda em 2008", disse o chefe da escuderia, Ross Brawn.

Wurz iniciou a carreira na Fórmula 1 em 1997 e competiu por Benetton, McLaren e Williams -todas as equipes com títulos mundiais no currículo.

Ele anunciou o fim de sua carreira como piloto de F-1 antes do fim da disputa em 2007 e foi substituído pelo japonês Kazuki Nakajima no Grande Prêmio do Brasil, prova que encerrou o calendário.

"Eu sempre entendi que, se você tem um momento de dúvida no que você está fazendo, é o momento de parar", disse o austríaco em outubro, antes de mudar de idéia."

A chance de trabalhar com Ross Brawn, um dos melhores cérebros da F-1, é muito animadora", afirmou o ex-aposentado. "Eu também estou ansioso para trabalhar com Jenson e Rubens, dois pilotos que eu conheço muito bem, e tenho certeza que nossa parceria será de muito sucesso."

Räikkönen diz que novas prova não vão mudar rotina dos pilotos

Das agências internacionais
Em Madonna de Campiglio (Itália)


Atual campeão mundial de Fórmula 1, o finlandês Kimi Räikkönen, da Ferrari, disse que a entrada de duas novas provas no calendário não vai causar muitas alterações para os pilotos.

A prova de Cingapura, em setembro, será a primeira da história da categoria a ser disputada no período noturno. Já a corrida de Valência (Espanha), em agosto, será em circuito de rua, assim como já ocorre em na etapa do principado de Mônaco.

"Falando sério, eu não acho que (com a prova de Cingapura) vai mudar alguma coisa em relação ao que acontece agora. Eles (os organizadores) certamente vão colocar luzes suficientes para não ter nenhuma diferença em relação às provas que acontecem durante o dia", afirmou o finlandês durante entrevista coletiva na temporada de esqui da Ferrari no norte da Itália.

O piloto finlandês ainda disse que vai se divertir por correr a noite e disse gostar dos circuitos de rua, como o de Valência. "Eu gosto de Mônaco. Quando você tenta fazer a volta mais rápida, a corrida fica divertida", disse.Räikkönen ainda classificou o Circuito da Austrália, que abre a temporada em 16 de março, é similar a um traçado de rua. "É o tipo de pista meio de rua e meio circuito normal", explicou.

McLaren faz teste secreto em Jerez



O finlandês Heikki Kovalainen e o espanhol Pedro de la Rosa fizeram nesta quarta-feira os primeiros testes do MP4-23, novo carro da McLaren, que será usado nesta temporada da F-1. O inglês Lewis Hamilton, vice-campeão mundial, só vai dirigir o carro pela primeira vez nesta quinta-feira.
O teste foi secreto, sem a presença da imprensa internacional, realizado no circuito espanhol de Jerez de la Frontera. A equipe divulgou apenas duas fotos da sessão, com De la Rosa.
O espanhol andou pela manhã e foi o mais rápido dos testes, com sua melhor volta em 1min19s655. Kovalainen treinou à tarde e marcou 1min20s559.
"Foi uma primeira sessão muito boa. Para começar, o carro promete", disse o finlandês, que dirigiu por 128 km nesta quarta. "Juntos, demos 69 voltas, o que é um bom começo. Foi um dia estimulante e a primeira impressão do carro é positiva", disse De la Rosa. O piloto de testes da McLaren estreou um carro pela segunda vez no circuito e fez sua oitava sessão de testes pela equipe inglesa.
Segundo De la Rosa, o carro será testado por mais 18 dias antes de ir para a Austrália, onde começa a temporada 2008 da categoria. Nesta quinta-feira, De la Rosa vai folgar e somente Hamilton e Kovalainen, dupla de pilotos titulares da equipe, vão para a pista.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Force India


Toro Rosso


Red Bull


Toyota


Honda


BMW Sauber


Renault


Williams


McLaren


A ligação da McLaren com o Brasil é sintetizada em duas palavras: Ayrton Senna. Foi pela escuderia inglesa que o inesquecível campeão ganhou seus três títulos mundiais, em 1988, 90 e 91, e deu a maior parte de seus habituais shows das manhãs de domingo. Emerson Fittipaldi, em 1974, também foi campeão pela equipe, que no total ganhou oito títulos de construtores e viu 11 de seus pilotos serem campeões. Em 2005, a escuderia teve tudo para conseguir o título de pilotos e construtores, com o finlandês Kimi Raikkonen, mas passou por sucessivos erros e má sorte. O resultado foi o vice em ambos os campeonatos. Em 2006, a equipe teve problemas de confiabilidade e não foi bem. Em 2007 recuperou-se e tinha tudo para ser a campeã do campeonato, não fosse o escândalo envolvendo um dossiê que continha informações confidenciais da rival Ferrari.

Felipe Massa




Equipe: Ferrari
Nacionalidade: Brasileiro
Podiums: 17
Pontos: 201
Grandes Prêmios: 88
Campeão: 0
Nascimento: 25/04/1981
Cidade: São Paulo

Kimi Räikkönen


Equipe: Ferrari
Nacionalidade: Finlandês
Podiums: 48
Pontos: 456
Grandes Prêmios: 122
Campeão: 1 vez
Nascimento: 17/10/1979
Cidade: Espoo

Ferrari F2008






Especificações Técnicas
Chassis em ficra de carbono e strutura tipo colméia.
Câmbio semi-automático seqüencial (acionado por borboletas atrás do volante) controlado eletrônicamente - posição longitudinal - 7 velocidades + ré
Limited-slip differential
Freios: Discos ventilados de fibra de carbono
Suspensão independente, molas de torsão
Peso (com água, lubrificante e piloto): 605 kg
Rodas BBS de 13 polegadas (dianteira e traseira)
Motor: Tipo 056
8 cilindros em V a 90°, bloco de alumínio, 32 válvulas, 2398 cm3, pistão de 98 mm, peso menor que 95 kg, injeção eletrônica digital Magneti Marelli, ignição eletrônica estática Magneti Marelli
Combustível: Shell V-Power ULG 64
Lubricante: Shell SL-1098

Ferrari


Mais famosa equipe da categoria, a Ferrari dominou as últimas temporadas da F-1. No total, foi 14 vezes campeã de construtores, mesmo número de títulos ganhos por seus pilotos. Desde o primeiro GP, em 1950, a equipe espalhou pelas pistas do mundo inteiro a magia dos carros vermelhos. Esta identificação aumentou com os brasileiros a partir de 2000, quando Rubens Barrichello passou a guiar para os italianos. Em 2005, no entanto, a equipe foi superada pela Renault (campeã) e McLaren. a escuderia de Maranello só venceu um GP (Indianápolis) em corrida polêmica disputada por apenas seis carros. Em 2007, Michael Schumacher virou consultor da equipe após sua aposentadoria.




Sede - Maranelo, Itália

Pilotos - Kimi Räikkönen e Felipe Massa

Pilotos de Testes - Lucca Badoer e Mark Gene

Chassi - F2008

Motor - Ferrari Type 056

Pneus - Bridgestone Potenza

Primeira Corrida - 1950

Campeonatos de Construtores - 14

Pole Positions - 195

Voltas mais rápidas - 205

Site Oficial - www.ferrariworld.com